Leitura num dispositivo eletrónico

Faça da leitura num dispositivo eletrónico um prazer!

Num dispositivo eletrónico, pode-se ler em qualquer lugar que tenha o seu aparelho – e também o seu filho.  Não tem de carregar livros extra na bagagem. Pode ler, ouvir e ver a história dentro do seu livro digital – o seu filho pode fazer isso também. Ficamos imediatamente expostos a ler de maneiras diferentes, pois através de um jogo eletrónico de perguntas e respostas sobre o texto, desenvolvemos estratégias de interpretação e compreensão.

Em resumo, a leitura traz muitos benefícios para a aprendizagem porque é saudável do ponto de vista neurológico, mantém o constante movimento de interpretação ativo, é saudável do ponto de vista social, desenvolve empatia e compreensão de sentimentos, consciência comportamental, entre outros.

Os livros são um pilar cultural da nossa sociedade e a memória do futuro está nas sementes plantadas hoje. Vamos pegar num livro, eletrónico ou não, e fazer melhores as gerações futuras.

Há alguns aspetos poderosos que o podem ajudar a transformar a sua leitura num dispositivo eletrónico.

leitura num dispositivo eletrónico


Aspetos técnicos para melhorar a leitura num dispositivo eletrónico

– Pode desativar as notificações se estiver a ler num iPad para se focar completamente na leitura e não ser incomodado, e pode aprender a fazer isso diretamente a partir do site da Apple.

Naturalmente que o Kindle está mais preparado para isso, dado que é exclusivamente um leitor de livros, e não tem notificações de jogos, promoções, emails, mensagens e toda a interação que o iPad permite.

– Pode utilizar o modo de Night Shift para ler à noite com uma luz mais agradável e pode aprender a gerir esse aspeto técnico.

Para este caso, o Kindle também está preparado porque a sua luz é o mais mate possível, à semelhança de um livro verdadeiro.

– Pode usar o e-book para a aprendizagem de vocabulário, pois pode sublinhar as palavras novas, destacando-as e fazer notas, como, por exemplo, a tradução de palavras no caso de estar a ler com o seu filho um livro em língua estrangeira. Pode ver mais informações sobre como o fazer em iPad ou em Kindle.

Para além disso, e como é costume no sistema integrado da Apple, as marcações devem aparecer sincronizadas também no Mac, e para aprender a fazer isso, veja aqui.

Aspetos emocionais para melhorar a leitura num dispositivo eletrónico

A leitura eletrónica é uma leitura emocional e dinâmica no seu conjunto. A leitura em voz alta, ou ouvir o texto no dispositivo eletrónico ajuda à compreensão da escrita das palavras, ao desenvolvimento e enriquecimento de vocabulário e da linguagem, o que no seu geral desenvolve a inteligência e a imaginação. Para além disso, ler em conjunto, apreciando as imagens ou os vídeos, é divertido, e isso reforça o prazer do convívio com os pais.

Em resumo, e até de acordo com o Programa PNL – Ler+ em Família, ao ler bastante, muito pode ser alcançado: melhor escrita, melhor argumentação, melhor conhecimento geral, mais criatividade e sentido crítico. Uma criança que entra neste processo é um individuo calmo, com autonomia e auto-confiança, capaz de tomar decisões, com capacidade de escolher e assumir o seu lugar na vida, assim como compreender melhor os outros.