Os benefícios da leitura

De uma maneira geral, ler traz benefícios para quem quer escrever bem, numa sociedade baseada em documentos a leitura assume papel primordial. No século XXI é importante desenvolver capacidades de leitura crítica, tais como leitura dinâmica, ou speed reading, leitura geral para busca de informação geral, ou uma leitura mais focada ou intensiva. As crianças devem ser expostas à leitura tanto quanto possível desde o momento em que começam a ler na escola, e ser encorajadas a ter livros como companhia ao longo das suas vidas.



Contudo, atividades de compreensão de texto na escola parecem muitas vezes uma coisa aborrecida e nada interessante. Isto pode imprimir na mente das crianças que livros não são divertidos, e por isso, não merecem ser o brinquedo preferido no tempo livre. De modo a se adaptarem, as escolas estão a criar cada vez mais um ambiente centrado no aprendente, para que os jovens leitores aprendam estratégias de gestão da leitura, que como sabemos é basilar na vida de um indivíduo e é garante de sucesso ao longo da carreira de aluno. 

As crianças mudaram e com isso os seus modos de aprendizagem. Hoje em dia, as atividades de leitura representam, por isso, um desafio em termos de motivação.

Geralmente ao ler livros, as crianças não só fazem uma leitura da escrita, mas também uma leitura visual, associando às imagens conceitos, que as ajudam a compreender o contexto. Com os e-books, as crianças acrescentam a tudo o que foi falado antes, uma atividade de compreensão auditiva ativa, e às vezes até uma atividade de compreensão através do vídeo.

Para além de vocabulário, tanto a representação visual como as formas são importantes no desenvolvimento da interpretação espacial. Adicionalmente as crianças podem melhorar as suas capacidades comportamentais também, ao desenvolverem empatia por compreenderem como alguém se sente, e encontrar soluções, tão simplesmente ao tentar antecipar o fim de uma história. Entre outras, a mais importante é o desenvolvimento da fantasia, porque este é o veículo que, através das endorfinas, produz uma sensação positiva de conexão e envolvimento com a leitura.

O impacto do construtivismo sobre as ciências sociais e em toda a sociedade sublinha o facto de que cada caminho de aprendizagem é individual e não depende somente de um currículo desenhado pelos professores e teóricos. 



Adicionalmente, cada experiência propicia um palco de aprendizagem para ganhar perspetiva sobre a realidade. Quão forte é uma criança com consciência do seu comportamento e da realidade envolvente? A possibilidade de, na leitura, se aceder a outros sentimentos, com impacto em ações sobre outros e a perceção das consequentes reações, faz com as crianças conheçam melhor os seus pontos fracos e fortes, e os dos outros também.