13 ideias para incentivar o gosto pela leitura nas crianças

O que fazer para despertar o gosto pela leitura nas crianças?, perguntam-se muitos pais e educadores. Este artigo tem 13 ideias para fazer com os seus filhos comecem a ler com frequência e com prazer.

Hoje em dia as crianças têm um contacto frequente com dispositivos tecnológicos, tais como telemóveis, tablets, computadores e playstations. Mas o livro já não é o bom amigo que os acompanha para todo o lado. É importante recordar que os livros contribuem para o desenvolvimento cognitivo das crianças, para a sua criatividade, vocabulário, inteligência emocional e social, pois aprendem a expressar-se melhor. Os livros encerram magia, espelham uma determinada cultura e servem para passar valores de geração em geração, al.  

Neste artigo vamos ver algumas formas de ajudar as crianças a largarem o tablet e agarrarem-se aos livros. 

Ler para as crianças

Leia histórias aos seus filhos em voz alta. Dedique alguns minutos por dia para mergulhar nesta actividade. E quando mais cedo começar, melhor. Quando as crianças crescem rodeadas de livros e vêem que os familiares também lêem, mais facilmente vão adquirir o hábito da leitura. 

Falar sobre os livros que lê

Fale-lhes com entusiasmo sobre os livros que leu ou sempre que algum acontecimento lhe lembrar uma história de um livro que conhece, conte-a aos seus filhos. As histórias despertam curiosidade e as crianças vão ter vontade de saber mais.

Cantinho da leitura

Crie na sua casa o “cantinho da leitura” e decore-o a rigor. Posters de paisagens longínquas, personagens de histórias e aventuras, construa um cenário de nave espacial, floresta tropical ou uma praia apetecível. Os miúdos não vão resistir a uma boa história num cenário destes!

Ver o filme depois de ler o livro

Incentive as crianças a ler primeiro o livro e a ver depois o filme. Por exemplo, leiam juntos, capítulo a capítulo, O Feiticeiro de Oz, As Aventuras de Alice no País das Maravilhas, ou Harry Potter, e quando acabarem, celebrem com uma noite de cinema e pipocas, vendo o filme e comparando com a versão escrita.  

Ir à biblioteca

Já conhece a Biblioteca Municipal da sua cidade? Incentive as crianças a irem à biblioteca, façam o cartão de leitor e visitem-na regularmente, quer seja para ler, ou para ver exposições ou participar em workshops e outras actividades que estejam a decorrer.

Biblioteca escolar

A Rede de Bibliotecas Escolares em Portugal tem sido expandida: em apenas 20 anos (de 1997 a 2016), o número de bibliotecas escolares em Portugal aumentou exponencialmente, de apenas 164 para 2432.

Convide o seu filho a ir todas as semanas à biblioteca da sua escola com um amigo e a escolherem um livro para trazer para casa. Na semana seguinte podem contar à turma o que aprenderam com esses livros. 

Livros de receitas

Procure os livros de receitas que tenha guardados lá em casa e desafie os pequenos chefs a fazerem uma sobremesa no fim-de-semana! Ao ler com calma e em voz alta os ingredientes e o modo de preparação da receita, a criança está a treinar a capacidade de leitura. Depois troquem de lugar, para que seja ela a escutar a receita enquanto junta os ingredientes.

Audiolivros

Experimente os audiolivros! Ouvir alguém a ler uma história é uma excelente forma de aprender fluência e expressividade. A leitura pode ser feita em qualquer sítio: nos transportes públicos, no carro, no recreio ou mesmo enquanto fazem alguma tarefa em casa. Há várias apps para iPhone e Android que pode instalar como AudibleAudiobooksLibriVoxScribdGoogle Play BooksKobo Books, entre outras.

Livro como amigo

Recorra aos livros quando a criança tem de enfrentar alguma dificuldade. Se vai mudar de escola ou de cidade, vai ter uma irmãzinha, o cão da família morreu ou ficou doente… aproveite a ocasião para lhe comprar um livro sobre esse tema. Um livro é um bom amigo.

 Fazer o seu próprio livro à mão

Incentive as crianças a escreverem uma história da sua autoria, a ilustrá-la e fazer um pequeno livro. Separe algumas folhas de papel. Use folhas coloridas para deixar o livro ainda mais bonito e para estimular a criatividade do seu pequeno. Separe também o material para pintura e desenho: canetas, lápis de cor, de carvão, giz ou tinta. Dobre as folhas ao meio e junte-as usando um agrafador ou uma linha. Pensem na história, criem as personagens e sítios. Depois de escrever o texto façam os desenhos para ilustrar a história. Por fim construam a capa e a contracapa e coloquem o título do livro e o autor.

Atividades de leitura

Para que os seus filhos tenham gosto pela leitura, uma boa ideia é fazer jogos e actividades a partir dos livros. Podem encenar um teatro para representar a história, imaginar um programa de televisão a entrevistar as personagens, criar um quiz, fazer o jogo da memória com imagens retiradas do livro, jogar ao “quem é quem” para adivinhar as personagens, escrever uma carta à personagem principal, entre tantas outras ideias.

Fazer perguntas

Coloque questões sobre o livro, por exemplo qual a personagem de que a criança mais gosta, o que está a sentir, o que acha que vai acontecer a seguir, o que ela faria se estivesse naquela situação, se andássemos na máquina do tempo e a história acontecesse nos nossos dias, o que seria diferente… Mais do que ler letras e frases, importa retirar o sentido da história e torná-la mais próxima da criança.

Vários géneros literários 

Muitas vezes achamos que só os livros de ficção são adequados às crianças. Mas há muitos outros géneros literários que pode experimentar: livros de anedotas, livros de receitas, banda desenhada, biografias, livros sobre ciências, revista infantis. Adeque os livros à idade e aos interesses da criança.

Quais são os livros que os meus filhos devem ler? Além dos livros clássicos, contos, fábulas, e sugestões dadas pelo professor, sugerimos que espreite o catálogo do Plano Nacional da Leitura, um catálogo de referência na área da leitura, onde pode descobrir as novidades editoriais deste ano. Pode pesquisar por idade, palavras-chave como o título, autor, editor, pelo tema, língua e outros critérios.

Outra opção é aconselhar-se com quem mais sabe: o bibliotecário ou o colaborador da livraria. No fim é que importa é que os seus filhos gostem de ler e desenvolvam hábitos de leitura que lhes vão ser úteis para toda a vida.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *