7 doces de Natal

Aproxima-se a época do ano de que as crianças mais gostam: o Natal e vamos revelar neste post 7 doces de Natal! Mesmo que estejamos a viver tempos mais difíceis, é importante deixarmos a magia do Natal brilhar e invadir os corações das nossas crianças. Partilhamos aqui sete receitas fáceis e divertidas para fazer com os mais pequenos e adoçar esta data, contribuindo para criar bons momentos na memória da família.

Formigos ou Mexidos

Este é um doce de travessa, típico do Natal na região do Minho e Trás-os-Montes, composto basicamente por pão ou bolo duros. 

Ingredientes:

300 gr de pão ou bolo duro

nozes q.b.

passas q.b.

1 cálice de vinho do Porto

120 gr de açúcar mascavado

2 paus de canela

3 colheres de sopa de mel

600 ml de leite

Preparação:

Tirar a côdea do pão, deixando o miolo e demolhar no leite. Acrescentar o açúcar, o mel e a canela e levar ao lume, mexendo sempre, até obter uma papa. Tirar do lume. Adicionar as nozes e as passas. Juntar o vinho e levar ao lume até começar a borbulhar. 

Deitar numa travessa e deixar arrefecer. Decorar com pinhões espetados, criatividade e canela em pó. 

A chaminé do Pai Natal

Ingredientes:

4 ovos

200 gr farinha

200 gr de manteiga

150 gr de açúcar mascavado

2 chávenas de leite

1 tablete de chocolate

Preparação:

Misturar a farinha com a manteiga, os ovos e o açúcar. Acrescentar o leite. Derreter o chocolate e misturar na massa. Enformar o bolo de acordo com a forma de uma chaminé.

O Pinheiro de Natal

Ingredientes:

Pasta de chocolate de 125 gr

100 gr de manteiga

5 colheres de sopa de farinha

10 gr de açúcar para polvilhar

4 ovos

Para a decoração é preciso uma cartolina verde, um lápis, uma tesoura.

Preparação:

Derretam o chocolate e a manteiga num tacho em lume brando. Enquanto o chocolate derrete, misturem numa tigela a farinha, o açúcar e os ovos, até ficar uma massa homogénea.

Adicionem a manteiga e o chocolate derretidos à massa. Misturem muito bem. Deitem a massa numa forma untada com manteiga e coloquem no forno a 180º, a cozer durante 25 minutos.

Entretanto desenhem vários pinheirinhos de Natal na cartolina verde, com 6 cm de altura, e recortem-nos. Ou usem forminhas com estrelas ou pinheiros.

Desenformem o bolo. Quando estiver à temperatura ambiente, decorem o bolo com açúcar polvilhado usando as forminhas ou dos pinheirinhos de Natal para criar bonitos efeitos.

Bolo de S. Nicolau

Ingredientes:   

20 gr de manteiga 

300 gr de farinha 

3 colheres de chá com fermento

150 gr de amêndoa moída 

4 colheres de sopa de casca de limão cristalizada (ou passada por açúcar numa frigideira em lume brando) 

3 colheres de sopa de cacau 

250 gr de mel 

2 colheres de chá com canela em pó 

2 colheres de chá com essência de baunilha 

2 colheres de chá de raspa de limão 

1 colher de chá de essência de amêndoa 

12 colheres de sopa de água   

5 colheres de sopa de geleia de amêndoa

Preparação: 

Misturem numa tigela a farinha, o fermento, as amêndoas, a casca de limão cristalizada, o cacau, a baunilha, a raspa de limão e a essência de amêndoa. 

Numa frigideira à parte misturem o açúcar, o mel e a água mexendo bem para não deixar queimar. Ferve 5 minutos e depois juntam-se os restantes ingredientes, utilizando uma colher de pau. Deitem a massa num tabuleiro untado com manteiga. Vai ao forno durante 20 minutos. Retira-se então para salpicar com amêndoas e coze mais 5 minutos. 

Quando ficar pronto, cobre-se com geleia de amêndoa e corta-se aos quadrados. 

Guloseimas com máscara

Fruta mascarada, nozes achocolatadas, bolinhos de coco e amêndoa… Hum, que delícia! Juntem todos estes doces e façam a vossa própria roda das guloseimas. 

Ingredientes:

Figos

Tâmaras 

Ameixas secas

Nozes

Avelãs

Massapão com café ou cacau

Preparação:

Ponham uma bolinha de massapão com café entre duas meias nozes. Coloquem avelãs em cima de uma bolinha de massapão com cacau. Outra ideia: enfeitem tâmaras e ameixas secas com massapão. Ou recheiem os figos com nozes e massapão com cacau. 

Ingredientes:

250 gr de nozes

1 pasta de chocolate

4 colheres de sopa de água

1 colher de manteiga

Preparação:

Derretam o chocolate com água e a manteiga em lume brando, mexendo com uma colher de pau. Fora do lume, mergulhem as nozes na massa e retirem-nas com um garfo. Pousem-nas numa rede. Esperem que arrefeçam e… que maravilha! É de comer e lamber os dedos!

Ingredientes:

8 colheres de sopa de açúcar

4 colheres de sopa de amêndoas em pó

8 colheres de sopa de coco ralado

1 colher de sopa de cacau

1 colher de sopa de água

1 colher de café de natas

Preparação: 

Esmaguem com as costas de uma colher o açúcar e a amêndoa em pó. Acrescentem 4 colheres de coco e a colher de sopa de cacau. Misturem muito bem. Adicionem a água e as natas e mexam. Com esta massa façam bolinhas e cubram-nas com o resto do coco. 

Broas de Natal

Ingredientes:

250 gr de açúcar 

250 gr de manteiga 

400 gr de farinha 

5 gemas de ovos 

1 colher de chá de canela em pó  

Preparação:

Batam muito bem as gemas de ovos com o açúcar. Derretam a manteiga em banho-maria, e depois desta arrefecer, misturem a manteiga com as gemas. Juntem a farinha e a canela a pouco e pouco até obter uma massa uniforme. 

Num tabuleiro untando de manteiga e polvilhado de farinha estendam bocadinhos de massa em forma de broa, deixando bastante espaço entre cada uma porque crescem de tamanho. Pincelem a massa com gema de ovo e ponham no forno a cozer durante 30 minutos.

Rabanadas 

Ingredientes:

1 pão cacete grande

4 ovos

4 dl de leite

açúcar para passar

canela em pó para passar

1 dl de óleo 

Preparação:

Cortem, com ajuda de um adulto, o cacete em fatias com 2 cm de espessura. Este doce também é chamado de “fatias douradas” em algumas terras portuguesas. Passem as fatias por um prato de leite e depois pelos ovos batidos. De seguida ponham-nas a fritar em óleo abundante até ficarem douradinhas de ambos os lados.

Tirem do lume e deixem repousar as rabanadas sobre folhas de papel de cozinha, para absorver a gordura. Depois põem-se numa travessa funda e polvilham-se com açúcar e canela.

Podem também fazer uma calda, para deitar sobre as fatias. Juntem 200 gr de açúcar, 5 dl de vinho do Porto, 2 paus de canela e 2 cascas de limão. 

Misturem tudo num tacho, levem ao lume e deixem ferver até obter ponto de xarope. Deixem arrefecer e reguem as rabanadas com a calda.

Bom apetite!