Aproxima-se a época do ano de que as crianças mais gostam: o Natal e vamos revelar neste post 7 doces de Natal! Mesmo que estejamos a viver tempos mais difíceis, é importante deixarmos a magia do Natal brilhar e invadir os corações das nossas crianças. Partilhamos aqui sete receitas fáceis e divertidas para fazer com os mais pequenos e adoçar esta data, contribuindo para criar bons momentos na memória da família.

Formigos ou Mexidos
Este é um doce de travessa, típico do Natal na região do Minho e Trás-os-Montes, composto basicamente por pão ou bolo duros.
Ingredientes:
300 gr de pão ou bolo duro
nozes q.b.
passas q.b.
1 cálice de vinho do Porto
120 gr de açúcar mascavado
2 paus de canela
3 colheres de sopa de mel
600 ml de leite
Preparação:
Tirar a côdea do pão, deixando o miolo e demolhar no leite. Acrescentar o açúcar, o mel e a canela e levar ao lume, mexendo sempre, até obter uma papa. Tirar do lume. Adicionar as nozes e as passas. Juntar o vinho e levar ao lume até começar a borbulhar.
Deitar numa travessa e deixar arrefecer. Decorar com pinhões espetados, criatividade e canela em pó.
A chaminé do Pai Natal
Ingredientes:
4 ovos
200 gr farinha
200 gr de manteiga
150 gr de açúcar mascavado
2 chávenas de leite
1 tablete de chocolate
Preparação:
Misturar a farinha com a manteiga, os ovos e o açúcar. Acrescentar o leite. Derreter o chocolate e misturar na massa. Enformar o bolo de acordo com a forma de uma chaminé.
O Pinheiro de Natal
Ingredientes:
Pasta de chocolate de 125 gr
100 gr de manteiga
5 colheres de sopa de farinha
10 gr de açúcar para polvilhar
4 ovos
Para a decoração é preciso uma cartolina verde, um lápis, uma tesoura.
Preparação:
Derretam o chocolate e a manteiga num tacho em lume brando. Enquanto o chocolate derrete, misturem numa tigela a farinha, o açúcar e os ovos, até ficar uma massa homogénea.
Adicionem a manteiga e o chocolate derretidos à massa. Misturem muito bem. Deitem a massa numa forma untada com manteiga e coloquem no forno a 180º, a cozer durante 25 minutos.
Entretanto desenhem vários pinheirinhos de Natal na cartolina verde, com 6 cm de altura, e recortem-nos. Ou usem forminhas com estrelas ou pinheiros.
Desenformem o bolo. Quando estiver à temperatura ambiente, decorem o bolo com açúcar polvilhado usando as forminhas ou dos pinheirinhos de Natal para criar bonitos efeitos.
Bolo de S. Nicolau
Ingredientes:
20 gr de manteiga
300 gr de farinha
3 colheres de chá com fermento
150 gr de amêndoa moída
4 colheres de sopa de casca de limão cristalizada (ou passada por açúcar numa frigideira em lume brando)
3 colheres de sopa de cacau
250 gr de mel
2 colheres de chá com canela em pó
2 colheres de chá com essência de baunilha
2 colheres de chá de raspa de limão
1 colher de chá de essência de amêndoa
12 colheres de sopa de água
5 colheres de sopa de geleia de amêndoa
Preparação:
Misturem numa tigela a farinha, o fermento, as amêndoas, a casca de limão cristalizada, o cacau, a baunilha, a raspa de limão e a essência de amêndoa.
Numa frigideira à parte misturem o açúcar, o mel e a água mexendo bem para não deixar queimar. Ferve 5 minutos e depois juntam-se os restantes ingredientes, utilizando uma colher de pau. Deitem a massa num tabuleiro untado com manteiga. Vai ao forno durante 20 minutos. Retira-se então para salpicar com amêndoas e coze mais 5 minutos.
Quando ficar pronto, cobre-se com geleia de amêndoa e corta-se aos quadrados.
Guloseimas com máscara
Fruta mascarada, nozes achocolatadas, bolinhos de coco e amêndoa… Hum, que delícia! Juntem todos estes doces e façam a vossa própria roda das guloseimas.
Ingredientes:
Figos
Tâmaras
Ameixas secas
Nozes
Avelãs
Massapão com café ou cacau
Preparação:
Ponham uma bolinha de massapão com café entre duas meias nozes. Coloquem avelãs em cima de uma bolinha de massapão com cacau. Outra ideia: enfeitem tâmaras e ameixas secas com massapão. Ou recheiem os figos com nozes e massapão com cacau.
Ingredientes:
250 gr de nozes
1 pasta de chocolate
4 colheres de sopa de água
1 colher de manteiga
Preparação:
Derretam o chocolate com água e a manteiga em lume brando, mexendo com uma colher de pau. Fora do lume, mergulhem as nozes na massa e retirem-nas com um garfo. Pousem-nas numa rede. Esperem que arrefeçam e… que maravilha! É de comer e lamber os dedos!
Ingredientes:
8 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de amêndoas em pó
8 colheres de sopa de coco ralado
1 colher de sopa de cacau
1 colher de sopa de água
1 colher de café de natas
Preparação:
Esmaguem com as costas de uma colher o açúcar e a amêndoa em pó. Acrescentem 4 colheres de coco e a colher de sopa de cacau. Misturem muito bem. Adicionem a água e as natas e mexam. Com esta massa façam bolinhas e cubram-nas com o resto do coco.
Broas de Natal
Ingredientes:
250 gr de açúcar
250 gr de manteiga
400 gr de farinha
5 gemas de ovos
1 colher de chá de canela em pó
Preparação:
Batam muito bem as gemas de ovos com o açúcar. Derretam a manteiga em banho-maria, e depois desta arrefecer, misturem a manteiga com as gemas. Juntem a farinha e a canela a pouco e pouco até obter uma massa uniforme.
Num tabuleiro untando de manteiga e polvilhado de farinha estendam bocadinhos de massa em forma de broa, deixando bastante espaço entre cada uma porque crescem de tamanho. Pincelem a massa com gema de ovo e ponham no forno a cozer durante 30 minutos.
Rabanadas
Ingredientes:
1 pão cacete grande
4 ovos
4 dl de leite
açúcar para passar
canela em pó para passar
1 dl de óleo
Preparação:
Cortem, com ajuda de um adulto, o cacete em fatias com 2 cm de espessura. Este doce também é chamado de “fatias douradas” em algumas terras portuguesas. Passem as fatias por um prato de leite e depois pelos ovos batidos. De seguida ponham-nas a fritar em óleo abundante até ficarem douradinhas de ambos os lados.
Tirem do lume e deixem repousar as rabanadas sobre folhas de papel de cozinha, para absorver a gordura. Depois põem-se numa travessa funda e polvilham-se com açúcar e canela.
Podem também fazer uma calda, para deitar sobre as fatias. Juntem 200 gr de açúcar, 5 dl de vinho do Porto, 2 paus de canela e 2 cascas de limão.
Misturem tudo num tacho, levem ao lume e deixem ferver até obter ponto de xarope. Deixem arrefecer e reguem as rabanadas com a calda.
Bom apetite!