Características das crianças nos 12 signos do Zodíaco

                          

http://Foto de samer daboul no Pexels

Educar uma criança é sempre um desafio, pois eles não vêm com “manual de instruções”. De onde nasceu aquela personalidade vincada e teimosa? Porque é que o meu filho é tímido ou sonhador? Como lidar com aquela insegurança? A astrologia pode ajudar a compreender melhor os traços da personalidade de cada criança e orientar os pais, para que possam tirar o melhor partido de cada signo. 

Na astrologia ocidental, o zodíaco está dividido em 12 signos, cada qual ocupando 30° de longitude celestial, e correspondendo a uma constelação. 

Vamos conhecer as características e traços dominantes de cada signo do zodíaco? 

Criança Carneiro (21 Março – 20 Abril)

As crianças do signo Carneiro são criativas, apaixonadas, impulsivas e cheias de energia. Estão sempre à procura de novas aventuras e aborrecem-se facilmente, pelo que é fundamental estimulá-las com diferentes atividades e envolvê-las em diversos ambientes. Como Carneiros, são líderes natos e é possível que desde pequenos queiram ser autónomos. 

Embora possam ser um pouco mandões, os Carneiros têm muitos amigos devido à sua natureza divertida e magnetizante. Requerem muito amor e atenção e por isso o reforço positivo e o mimo são importantes. Como é um signo masculino, têm mais tendência para a figura paternal e para procurar amigos do sexo masculino. 

Têm necessidade de receber aplausos e recompensas, por isso elogie e incentive as suas conquistas. São muito determinados, mas também ficam facilmente frustrados. Quando encontram adversidades, é comum baixarem os braços e perderem o interesse. Verbalizam o que sentem e são muito diretos, expressando as suas emoções com intensidade. Sem refletir demasiado, dizem as coisas tal como pensam, e acreditam ser verdade.

Criança Touro (21 Abril – 21 Maio)

As crianças do signo Touro são afetuosas, práticas, leais e bastante teimosas. É um dos signos mais calmos do zodíaco, pelo que a criança Touro prefere tranquilidade a coisas barulhentas, e gosta do seu cantinho para descanso. Não partem para a ação nem saem da sua zona de conforto com facilidade, mas também não páram até conseguirem uma coisa que querem muito. Encontram conforto num boneco preferido e numa pessoa que adoram de modo especial. Aqueles abraços apertados são essenciais para os pequenos Touros, pois ajudam-nos a sentirem-se calmos e seguros. Preferem atividades sensoriais que lhe possibilitem cheirar, tocar ou saborear coisas. Experimente cozinhar, fazer jardinagem ou jogos tácteis com ele/ela. Como são personalidades firmes e sólidas, muitas vezes as suas cores, jogos e sítios favoritos permanecem por toda a vida!

Criança Gémeos (22 Maio – 21 Junho)

As crianças do signo Gémeos são sociáveis, encantadoras e curiosas, sempre à procura de uma nova aventura. Sim, se tem uma cria Gémeos em casa, deve tornar a casa “à prova de bebé”. Dê-lhes estímulos e jogos que satisfaçam a sua curiosidade e onde gastem muita energia. É natural que saltem de uma coisa para outra a grande velocidade. As crianças Gémeos adoram livros e músicas, que estimulam a sua imaginação e raciocínio. Atividades ao ar livre, como passeios na natureza ou caça ao tesouro são recomendadas, mas atenção para não se perderem quando alguma coisa lhes chama a atenção!

A sua pequena “gralha” gosta de falar muito e terá sempre uma história para contar. Não só para se exibir um bocadinho, mas também porque é através da linguagem que constrói relações. Pais, preparem-se para que o vosso filho tenha um grupo eclético de amigos, pois precisa de diversidade para não se aborrecer. Os Gémeos têm duas mentes e por isso mudam de ideias e interesses rapidamente, por vezes em poucos minutos, e esperam que os outros compreendam essa enorme flexibilidade. 

Criança Caranguejo (22 Junho – 22 Julho)

As crianças do signo Caranguejo são supersensíveis e regem-se pela Lua, com várias faces no seu temperamento. Tal como o caranguejo, podem beliscar quando se sentem inseguros ou zangados, mas no fundo adoram ser abraçados para se sentirem confiantes. Os Caranguejos não mostram os seus sentimentos e muitas vezes revelam ser tímidos e escondem-se na sua concha. 

Fora do círculo familiar leva o seu tempo a confiar nos outros. No círculo familiar, é muitas vezes o irmão ou irmã mais velha que cuida dos outros, e um dia tornar-se-á num pai dedicado ou mãe extremosa. Sabem ler a linguagem corporal e os estados de espírito dos amigos, o que os pode deixar introvertidos. É importante os pais ajudarem-nos a expressar os seus sentimentos e a dedicarem-lhes um tempo a sós, para que se sintam seguros.  

Criança Leão (23 Julho – 22 Agosto)

As crianças do signo Leão são as mais dramáticas de todos os signos, mas também são as mais generosas. Cheias de alegria e confiantes, têm um enorme coração. O pequeno Leão aí em casa parece que é o chefe e quer ser sempre o centro das atenções? É normal. Gosta das luzes da ribalta e de elogios, e de se sentir responsável. Um sistema de recompensas pode ajudá-lo a sentir-se independente enquanto realiza as tarefas pedidas – e claro, extremamente feliz. 

Os Leões são líderes natos e querem levar por diante as suas ideias, aceitando com dificuldade a autoridade. É preciso dar-lhes tempo para deixar as suas birras e ressentimentos. Denotam um traço de teimosia e orgulho, mas rapidamente se recompõem com os seus poderosos abraços, que dão de boa vontade.

Criança Virgem (23 Agosto – 23 Setembro)

As crianças do signo Virgem são cuidadosas, analíticas e adoram rotinas, o que dá imenso jeito aos pais enquanto são pequenas, mas depois pode ser preciso dar “um empurrãozinho” para experimentar coisas novas, quando crescem. Vai reparar que o pequeno Virgem é arrumado e limpo, pois não gosta de confusão e sujidade. As crianças Virgem adoram usar a imaginação, pelo que é bom jogar ao faz de conta e recriar peças de teatro com elas. Livros e puzzles são uma escapadinha maravilhosa quando precisam de relaxar. Este signo do Zodíaco rege-se por Mercúrio, o planeta da comunicação, pelo que os Virgens começam a ler e a falar cedo.

Comem de forma minuciosa, por isso pais, preparem-se para algumas batalhas à mesa – e tentem descobrir algumas refeições de que gostem.

A sua natureza é procurar ser útil aos outros, e embora fiquem contentes por ajudar, por vezes podem descurar as suas próprias necessidades. A sua personalidade não é a mais divertida e brincalhona, antes são perfecionistas e sérios. Os pais devem ensinar-lhe o humor e fazer brincadeiras, para equilibrar a seriedade do seu temperamento. 

Criança Balança (24 Setembro – 23 Outubro)

As crianças do signo Balança mostram compaixão, sentido de justiça, lealdade e possuem mente artística. Têm um sentido apurado do que está certo e errado e nada os faz mais felizes do que estar rodeados pela família e amigos. Já deu por a sua criança estar sempre a requerer atenção? Até ao ponto de aborrecer pais e irmãos? Reflete uma necessidade de amor e segurança. 

Balança é um signo de pessoas criativas e com grande sentido de equilíbrio e harmonia, tornando-os brilhantes músicos, artistas e professores. São amantes da beleza e da arte. Gostam de conversar mais com uma pessoa do que em grupo. Têm propensão para as palavras e por isso gostam de conversar com pessoas mais velhas, como o pai e a mãe.

Negatividade põe as crianças Balança doentes, pelo que farão qualquer coisa para a evitar (incluindo dizer mentiras e fazer batota). É importante estabelecer regras e cumpri-las, explicando as razões e negociando.

Criança Escorpião (24 Outubro – 22 Novembro)

As crianças do signo Escorpião são misteriosas, curiosas, argumentativos e temperamentais. Nascidos com muita atitude e talento, adoram estar no centro das atenções, desde que os ajudem a superar o seu medo de falhar! Escorpiões são uma mistura de introversão e extroversão, porque gostam de estar sozinhos, mas também na companhia dos amigos. Podem parecer reservados e cheios de segredos, e por isso é preciso ajudá-los a falar sobre os seus sentimentos, para que não os internalizem.

A sua cria fará tudo para agradar e pode ser muito intensa nos seus sentimentos. São temperamentais e podem mudar de estado de espírito com facilidade. Preparem-se, pais, para algumas discussões se ele ou ela se sentir incompreendido! Mais facilmente viram costas e ficam ressentidos do que tentam encontrar uma solução em conjunto.

Têm coisas favoritas – comidas, amigos, membros da família – e pode ser necessário ajudá-los a experimentar coisas diferentes ou fazer novas amizades. Os Escorpiões adoram ter um alter-ego, por isso jogos de imaginação e peças de teatro são altamente recomendadas. 

Criança Sagitário (23 Novembro – 21 Dezembro)

Sagitário é o signo do zodíaco do viajante, por isso estejam prontos para andar, conduzir e aventurar-se com a vossa criança. Os Sagitários são espíritos livres, e não podem estar presos muito tempo, por isso verifiquem que os cintos estão apertados, as portas estão trancadas e as fraldas bem colocadas. Estas crianças têm uma personalidade generosa, honesta e cheia de opiniões, pelo que não gostam de ser interrompidas ou ignoradas. Sentem prazer na companhia de pessoas da sua idade e na presença dos mais velhos podem ficar envergonhados.

Cuidados! As crianças Sagitário não devem ser sufocados com atenção exagerada, pois precisam do seu espaço individual. Adoram aprender, ler livros com factos, e sentem-se realizados quando são bons alunos na escola. Não se lhes deve mentir em situação alguma, pois odeiam a mentira e têm problemas quando alguém trai a sua confiança. Mesmo em idades precoces são muito otimistas e olham para o lado positivo da vida. E espalham essa energia para onde quer que vão. 

Criança Capricórnio (22 Dezembro – 20 Janeiro)

As crianças do signo Capricórnio são pacientes, tenazes e dedicadas – trabalhadoras e empenhadas, que não se distraem dos seus objetivos. Mas cuidado com o perfecionismo, pois podem precisar de ajuda quando as coisas não correm como planeado. Adoram agradar aos outros e podem mostrar grande responsabilidade mesmo em tenras idades – odeiam quebrar as regras (excelente para tomarem conta de irmãos mais novos!). A lealdade significa muito para os pequenos Capricórnios e por isso cumprem a sua palavra. Os Capricórnios são velhas almas que estabelecem amizades fortes com facilidade – muitas vezes têm amigos de infância por toda a vida e até casam com o seu primeiro amor.

São felizes por passar tempo em família e tradições como noites de jogos em família é algo que vão guardar como boas memórias da sua infância. Podem parecer sérios e reservados, mas há um sentido de humor escondido nos Capricórnios. E que só mostram àqueles em quem mais confiam. 

Como é um signo ambicioso, eles estão sempre prontos para ir para atividades ao ar livre e praticar desportos. A natureza é o seu recreio de eleição. Estar ao ar livre alimenta-lhes a alma. Podem escalar montanhas – no sentido literal e figurado – pois são batalhadores. E não se preocupe se o pequeno Capricórnio se esforça por fazer tudo sozinho. Tem a sua forma de fazer as coisas e quando precisar de ajuda, virá procurar conselhos.

Criança Aquário (21 Janeiro – 19 Fevereiro)

Aquário é o signo mais original de todos – os Aquarianos andam ao seu próprio ritmo. Se o seu filho é do signo Aquário, tem provavelmente um lado sociável, gosta de falar sobre temas que fazem pensar e contar piadas para pôr as pessoas a rir. Fazem um novo “melhor amigo” para onde quer que vão. Não terá de se preocupar com estar sozinho. Adoram vestir-se de forma original e chamar a atenção, por isso representações teatrais e jogos de imaginação são os seus favoritos. 

Crianças do signo Aquário são atrevidas e quando tentam domesticá-las ou impor-lhes demasiadas regras, elas revoltam-se. Possuem um sentido de justiça desenvolvido e preocupam-se com os direitos dos outros, incluindo animais e meio ambiente, pelo que são grandes activistas e líderes de grupos. Gostam de ser tratados de igual para igual e facilmente perderão o respeito se se sentirem menosprezados ou ignorados. Estabelecem as suas regras e gostam de descobrir cada palmo de terra, pelo que têm sede de viagens e aventuras. 

Criança Peixes (20 Fevereiro – 20 Março)

As crianças do signo Peixes são almas antigas – intuitivas, criativas e sensíveis. Parece que vivem no mundo da lua, mas reparam em tudo que acontece à sua volta. 

A sua imaginação selvagem leva muitos deles à engenharia ou às artes. Adoram inventar jogos para brincar com os amigos, mas por vezes podem ser mandões, especialmente com os irmãos. Os Peixes são influenciados por aqueles que os rodeiam, por isso é importante que encontrem amigos com bom coração e encorajadores, para se sentirem autoconfiantes. É fácil sentirem-se insultados ou magoados, por isso os pais devem adotar uma disciplina positiva. E como reparam em tudo, e tendem a internalizar os seus sentimentos, é preciso ter especial atenção a tensões ou conflitos familiares. As crianças Peixes são extremamente sensíveis, pelo que a mais pequena mudança no seu ambiente pode causar grande impacto. Sabem tomar conta dos outros, com compaixão e cuidado. Tornam-se excelentes cuidadores de saúde. Vão primeiro pôr o penso rápido no ursinho de peluche antes de se preocuparem consigo próprias, mesmo que tenham os joelhos esfolados. E não fique surpreendido se o seu pequeno tiver longas conversas com um amigo imaginário, pois este signo tem propensão para comunicar com outras realidades/mundos.Conhecendo agora os traços dominantes de cada signo poderá compreender mais facilmente determinados comportamentos e personalidade dos seus filhos. Claro que outros fatores como a educação e a cultura em que se insere também poderão influenciar a forma como as crianças lidam com as situações no dia-a-dia. Seja como for, cada criança é única e merece ser acompanhada, amada e protegida contra os rigores da vida. 

Leia aqui e aqui mais informação sobre as características de cada signo do Zodíaco nas crianças, e depois diga-nos de que signo é o nosso site infantil Giggling in the Bus.


Posted

in

,

by