Pordata Kids contém informação gratuita baseada em dados para crianças

A Pordata Kids tem a melhor informação e atividades para descobrir Portugal e a Europa, com informação baseada em dados.





Página principal da Pordata Kids

Estrutura do Pordata Kids

A PorData Kids é a versão para crianças do 1º e 2º ciclos da famosa PorData, ambas da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Tem o objetivo de desenvolver nos alunos o conhecimento do país e da Europa em dez temas, num total de 300 perguntas. As categorias presentes no site são o ambiente, a ciência e tecnologia, a cultura e desporto, a educação, o emprego, a família, a justiça, a população, a saúde, o turismo e os transportes.

A proposta vai mais além, e oferece às escolas a possibilidade de marcarem uma visita da PorData Quiz às suas instalações.

Além disso, o site propõe música no canal do YouTube da Fundação Francisco Manuel dos Santos, com uma criativa letra que contextualiza todo o projeto.

Função pedagógica e metodologia

O site apresenta jogos e atividades que visam a aprendizagem lúdica através da pesquisa no site. O melhor é que os materiais podem ser guardados, impressos e recortados por professores, alunos e pais e são de livre utilização. Está, por isto, claramente focado na experiência do utilizador.

Numa perspetiva de caça ao tesouro, as propostas parecem ser equilibradas do ponto de vista pedagógico.

O baralho de cartas intitulado Perguntas à solta propõe uma atividade de sala de aula em que se divide a turma em equipas. Penso que estas também são atividades passíveis de se desenvolverem em casa, e em família e saúdo esta possibilidade particularmente para alunos de homeschooling, mas também no âmbito de um belo fim de semana passado em conjunto com o intuito de cada membro familiar aprender com o outro. O documento que.o professor, ou os pais podem imprimir para jogar em turma ou em família, contém instruções, regras do jogo, tabelas de pontos e respostas. O baralho de cartas tem perguntas sobre todos os temas do site.

O Jogo para descobrir as diferenças poderá ser útil para treinar vocabulário e desenvolver a inteligência visual e a organização da capacidade oral, em que o aluno liga o significado lexical às imagens.

O Jogo das Charadas é interessante para o desenvolvimento de vocabulário, e tem um foco sobre a inteligência linguística. Ao ordenar as sílabas o aluno está a aprender a escrever visualmente. Poder-se-á partir daí para outras atividades, tais como criar uma composição que inclua todas as palavras, e partir daí para um sentido maior.

O Jogo da Glória é um desafio em forma de prédio, em que cada jogador vai chegando até ao sótão ou ao telhado, à medida que respondem corretamente. Para os desafios, pode-se usar o baralho de cartas, por exemplo.

Os meus favoritos são os Quantos-Queres, dois jogos para construir perguntas e responder, além de desenvolver a motricidade, e de alguma forma a capacidade visual-espacial.

E, por último, a sopa de letras, um jogo para procurar palavras, descobrir sentidos e, na minha perspetiva, dar um passo para mais uma atividade de criação de texto com estas palavras.

Sem dúvida que todos os jogos contribuem para o desenvolvimento do conhecimento e, com isso, do pensamento crítico. de uma forma geral.

Relevância

Sabichão, sabes ou não? A PorData Kids lança o repto às escolas e às crianças do nosso país que o descubram através de dados que contam a história dos avós, pais e deles próprios. Sendo as empresas do presente e, em largo espectro, a sociedade do futuro baseadas em análise de dados, nunca a noção de estatística foi tão importante e para tal é fundamental fomentar a inteligência lógico-matemática. Aqui, a PorData Kids encontra a sua principal relevância.

Divirtam-se a aprender! E para mais atividades de tempos livres, vejam aqui , no Giggling in the Bus!