Passeios de bicicleta com crianças

As melhores ecopistas e ecovias

Photo by Pavel Danilyuk from Pexels

O verão já chegou, muitas famílias estão a entrar de férias, e perante as circunstâncias atuais, nem todos os sítios são bons para ir com as crianças. Porque não fazer uns passeios de bicicleta com os seus filhos? Fazer atividades ao ar livre e que promovem a sustentabilidade e o exercício físico, é sempre boa ideia.

Vamos lá tirar as bicicletas da garagem e começar a pedalar por esse país fora! Apetreche a sua bicicleta, escolha roupa e calçado confortável e trace o seu destino. Neste artigo partilhamos seis das melhores ecopistas de Portugal continental.

Ecopistas no Norte do País

Ecopista de Guimarães –  Fafe

Fruto do trabalho conjunto das autarquias de Guimarães e Fafe, um antigo caminho ferroviário foi transformado em ecopista. A ecopista, com uma extensão superior a 15 Km, começa em Mesão Frio, no concelho de Guimarães e termina em Fafe. Após uma ligeira subida, o trajeto é quase sempre a descer até se encontrar com o percurso de Fafe, no Lugar de Outeiro. Podem sempre parar nos miradouros e no café construído na antiga Estação de Cepães, já perto de Fafe.

O traçado desta ciclovia assenta no princípio de que a circulação na Pista de Cicloturismo é prioritária em relação a todas as vias que cruzam com ela, seguindo uma norma definida pelo município de Fafe. Em todo o caso, é sempre importante atravessar com atenção os cruzamentos com estradas principais e secundárias.

Ecopista do Tâmega – Amarante 

Se gosta de pedalar junto ao rio, esta ciclovia é uma excelente opção, pois percorre a margem direita do Tâmega, nas encostas viradas a nascente. Num misto de paisagens florestais e campos agrícolas, recortadas pelo vale do Rio Tâmega, esta ecopista recorda uma das mais belas linhas ferroviárias de Portugal, atravessando pontes, apeadeiros e aldeias históricas ao longo do seu traçado. Trata-se da antiga linha de caminho de ferro que ligava Livração (Marco de Canavezes) a Arco de Baúlhe (Cabeceiras de Basto). 

A estação de Celorico de Basto é o ponto central da ecopista sendo assim considerada o KM 0. Nesta estação encontra-se um núcleo interpretativo, onde pode conhecer a história da Linha ferroviária do Tâmega com as crianças. E se não quer viajar com equipamento próprio, pode alugar aqui bicicletas para a sua aventura, e no final da jornada tomar um banho refrescante na pousada da juventude. 

De Celorico para Norte, a Ecopista tem uma extensão de 17 km, até à estação do Arco de Baúlhe. De Celorico para Sul, o percurso tem cerca de 22 km, até à estação de Amarante. Independentemente do percurso que escolher, não deixe de parar no KM 5 para uma fotografia, onde o rio faz um U e se vê o Monte da Srª da Graça à esquerda e o Agua Hotel à direita no topo da colina, em Mondim de Basto. 

Percursos de bicicleta no Centro do País

Ecopista do Dão

Já é amplamente difundida entre a comunidade de ciclistas, mas vale a pena fazer a referência. A Ecopista do Dão, uma das mais compridas de Portugal, com uma extensão de 49Km, desenvolveu-se ao longo do antigo ramal ferroviário do Dão, percorrendo os concelhos de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão. A pista muda de cor sinalizando o município a que pertence: vermelho para o percurso de Viseu, verde para o de Tondela e azul para o de Santa Comba Dão.

Ao longo da ecopista, podem observar ora hortas e as margens do rio Dão e o seu afluente, o rio Paiva, ora túneis de bosque de carvalho, castanheiros, azinheiras, numa paisagem de diversas cores e feitios. Mais à frente estende-se o casario das aldeias e os campos cultivados, e ao longe, vistas sobre a Serra do Caramulo a norte, e a Serra da Estrela a sul.  

Toda a informação sobre a ecopista, onde comer, onde dormir e o que visitar na região está disponível no site Ecopista do Dão.

Ria de Aveiro

Aveiro traz-nos à memória as casas às riscas da Costa Nova, as salinas, os ovos moles e claro, andar de moliceiro pelos canais da ria de Aveiro. E que tal conhecer a Ria de Aveiro de uma forma totalmente diferente? Podem alugar uma Buga (o acrónimo de “Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro”), para dar um passeio pela cidade nas várias ciclovias disponíveis. Dirijam-se à Loja das Bugas, que fica perto do Fórum Comercial de Aveiro, deixem um documento de identificação e depois de receber o cadeado com código, podem fazer-se à estrada. Também há bicicletas para crianças e bancos para transportar bebés atrás.

Para os mais aventureiros e com mais tempo, há a possibilidade de circundar toda a Ria, mas parte do percurso terão de pedalar em estrada regular. Uma boa opção para conhecer a região é o percurso circular Aveiro – Estarreja – Murtosa – Torreira – São Jacinto – (ferry) – Praia da Barra – Gafanha da Nazaré – Aveiro. 

Ecopistas no Sul do País

Ecopista do Montado

Para os amantes do Alentejo e da natureza, esta ecopista é imperdível! Cerca de 20 anos após a desativação da linha ferroviária entre Montemor-o-Novo e Torre da Gadanha, surgiu a Ecopista do Montado. Trata-se de um percurso de baixa dificuldade de 13 Km que atravessa a antiga ponte de caminho de ferro sobre o rio Almansor, de onde se avista o castelo de Montemor-o-Novo. Passa pela povoação e apeadeiro de Paião, e segue através de uma importante área natural – o Sítio de Monfurado, dominado por montados mistos de sobro e azinho. A paisagem é fascinante e encontram-se inúmeras espécies de aves, coelhos bravos, ovelhas, vacas e burros, para alegria de miúdos e graúdos.  

Ecovia litoral do Algarve

Esta rota ciclável desde o Cabo de S. Vicente, em Sagres, até ao Rio Guadiana permite percorrer todo o litoral algarvio numa extensão de cerca de 214 km por caminhos junto ao mar. 

A rota desenvolve-se tanto sobre ciclovias pré-existentes, sobretudo nas cidades, como por estradas de tráfego reduzido e terra batida, e até percursos em áreas protegidas com paisagens magníficas de cortar a respiração. Percorrer o Algarve de bicicleta é uma oportunidade única para ver algumas das praias mais belas do mundo.

Se o tempo não chegar para percorrer a Ecovia em toda a sua extensão recomendamos o Percurso de Tavira, na margem do Parque Natural da Ria Formosa, mais concretamente no canal de Tavira. O percurso são 24 Km quase sempre plano. Prepare-se para se deslumbrar com a beleza natural da Ria Formosa, atravessar a ponte pedonal sobre a Ribeira dos Mosqueiros, as Salinas de Tavira, a cidade de Tavira, o rio Gilão, a ponte pedonal em madeira sobre a Ribeira do Almargem, a vila de Cabanas de Tavira e o Forte da Conceição, terminando no concelho de Vila Real de Santo António.

A Ecovia Litoral do Algarve integra a rede europeia de rotas cicláveis EuroVelo, sendo um trecho da Rota da Costa Atlântica, entre Sagres, no extremo sudoeste da Europa, e o Cabo Norte, na Escandinávia.

Esperamos que possa disfrutar em família de umas férias dedicadas à natureza e a pedalar com todo o vigor!

Recursos para explorar:

Ciclovia

Ciclovias e Ecopistas Norte de Portugal

IPPatrimónio – Ecopistas


Posted

in

,

by

Tags: