5 locais ideais para ler um e-Book com seu filho

Ler um e-Book é mais do que ler um livro. E os locais ideais para ler um e-Book podem, por isso, variar. Por um lado, facilitar a leitura e, por outro lado, criar dificuldades. Entendemos que, no geral, traz muitas vantagens e uma das quais é o lugar da leitura. Um livro é naturalmente portátil e sempre bem-vindo em férias, viagens e na sala de estar, no terraço, na varanda, no quarto. A evolução dos e-readers permite mais e mais a portabilidade da mensagem escrita.



Na sala

A sala é o espaço de convívio por excelência. Entre na leitura do livro como numa brincadeira, uma atmosfera de partilha, perguntas e respostas, olhar a mesma imagem, ouvir as mesmas palavras, descobrir a moral da história em conjunto. 

Muitos e-books têm imagem e vídeo associado ao texto.

Na varanda, no jardim ou no parque

A varanda ou mesmo o jardim quando estamos na primavera e no verão são locais simultaneamente reservados, mas também expostos ao sol, e às plantas, onde a mensagem do livro pode ser lida com tranquilidade, criando, ao mesmo tempo, uma ponte (de semelhanças e contrastes) entre a realidade e o texto. É um local ideal para encenar o texto.

Na praia

A praia é muito apelativa para as crianças, particularmente pelas brincadeiras na areia, pelo sol, pelo mar, mas com o e-reader certo, podemos fazer do tempo menos grato passado debaixo do guarda-sol como forma de proteção solar e esperar pelo banho, um tempo bem passado e muito mais divertido para as crianças e para si, que não tem de os chamar constantemente. 

No quarto

Antes de dormir as crianças procuram brincar e companhia. Ler um livro é uma excelente forma de despedida do dia, particularmente se a história contiver imagens apelativas e uma história simples de embalar. As crianças adoram ouvir histórias, e os mais pequenos também gostam de ler para os pais, assim que começam a ler na escola. Para além disso, motivar as crianças a irem até ao quarto mais cedo sem discussões por quererem ficar mais tempo acordadas a ver programas de televisão, ou a brincar com os irmãos mais velhos, ou com os tios e os amigos dos pais, pode não ser o mais fácil. Contudo, esta tarefa pode ser mais simples, se a criança não tiver um e-reader próprio, e o charme apelativo do e-reader dos pais esteja à disposição para ir mais cedo para o quarto. Se está preocupado sobre se ler em e-readers é prejudicial, e como fazer para ler melhor com tecnologia, leia o nosso artigo sobre leitura em e-readers.



A versatilidade de um e-reader traduz-se numa interação constante entre texto, imagem, som e vídeo. Para além disso, o lugar de um e–reader é aquele até onde a bateria do seu e-reader chegar.


Posted

in

, ,

by

Tags: