Viagens com a “A Aldeia do Arroz”

A “A Aldeia do Arroz” permite-nos fazer viagens através da agricultura e da gastronomia. Mas onde fica esta aldeia magnífica que assume os estados do tempo de acordo com as nossas vontades gastronómicas mais profundas?

Estou ansiosa por partilhar convosco onde esta aldeia se situa geograficamente e fazer várias outras viagens com a A aldeia do arroz, em torno do dito alimento, o arroz.A bem da verdade esta aldeia tem uma localização física relativa, na medida em que o leitor pode escolher a sua lozalição. Contudo, há aldeias onde se cultivam arrozais maravilhosos, principalmente no sudeste asiático, mas também na Europa. Aqui salientam-se países produtores e consumidores como Itália, Espanha e Portugal para o cultivo de diferentes variedades de arroz.

Para ilustrar as receitas icónicas de países europeus com mais consumo de arroz do que produção, embora também produzam arroz em menor escala.





Ásia (Índia, Japão, Filipinas, Camboja e Vietname)


Paella – Espanha

Os arrozais mais interessantes são na albufeira do rio Ebro, no sul de Espanha, quase na fronteira com Portugal. Mas também se encontram em Valência na costa mediterrânica.

Risotto – Itália

Para cozinhar o famoso risotto 

Os arrozais mais famosos são os de Piedmont e particularmente os da região do norte de Itália e da Lombardia, nomeadamente Bologna, mas também a região de Venetto se ocupou do cultivo de arroz. A história do arroz em Itália é muito interessante pois inicialmente pensava-se em arroz como se de uma especiaria se tratasse, depois passou a ser exportado de Itália para o Vaticano e para a Casa de Savoy em França como base de preparação de sobremesas e doçaria. Finalmente, no século XVI adquiriu estatuto de ingredientes culinário e passou a ter lugar à mesa com as mais deliciosas receitas.

Arroz de marisco – Portugal 

Para cozinhar o famoso arroz de marisco e outras iguarias maravilhosas da cozinha portuguesa. 

A título de curiosidade sabe-se que a cultura do arroz se iniciou em Portugal no século XVIII, por volta de 1760 mas margens do rio Sado, em locais como Alcácer do Sal e Comporta. 

Na Ásia países como a Índia, o Japão e Filipinas são apenas alguns dos países que produzem arroz. Mas também no Sudeste Asiático,  particularmente no Camboja e Vietname há cultura de arroz permanente e reconhecida como parte da estrutura económica dos países da Ásia das Monções. 

Photo by Quang Nguyen Vinh from Pexels

Photo by Quang Nguyen Vinh from Pexels

Pexels.com

A nossa aldeia do arroz pode localizar-se em qualquer uma destas regiões e em tantas outras não comentadas neste artigo. Quem sabe ela não está mesmo dentro da sua casa, na sua família. Localize a sua Aldeia do arroz preferida, visite-a e faça o sol brilhar com um sorriso seu ao fechar o livro após as suas viagens com a Aldeia do arroz! Para a sobremesa, leia aqui e experimente uma das receitas da Sra. Turra.

Keep giggling in the bus! / Continue com o Giggling in the Bus!