6 tipos de passatempos para crianças

  • Como ajudar o seu filho a escolher entre 6 tipos de passatempos
  • Passatempos para relaxar e aliviar o stress
  • Passatempos para se expressar de forma artística
  • Passatempos para criar coisas novas
  • Passatempos para melhorar a condição física
  • Passatempos para ajudar os outros
  • Passatempos para ampliar conhecimento

Analisámos 6 tipos de passatempos para crianças e propomos que leia este post e verifique que ter passatempos ajuda as crianças a saberem ocupar os tempos livres, de forma divertida e a reduzir o stress e a ansiedade. As atividades recreativas podem despertar talentos escondidos e estimular a aquisição de novas competências. Além disso, é uma excelente forma de conhecer outras crianças que partilham dos mesmos interesses. 

6 tipos de passatempos
6 tipos de passatempos

Como ajudar o seu filho a escolher entre 6 tipos de passatempos

Antes de escolher um passatempo ou atividade de tempos livres é importante perceber quais são as suas preferências e interesses, os traços da sua personalidade que gosta de ver reconhecidos, as habilidades que gostaria de desenvolver e os objetivos que procura atingir. 

Claro que também é importante perceber se tem condições logísticas e financeiras para praticar determinado passatempo. 

Em função dos objetivos, aqui deixamos 6 tipos de passatempos que os seus filhos vão gostar.

Passatempos para relaxar e aliviar o stress

Se sente que os seus filhos estão tensos e ansiosos, então procurar uma atividade relaxante é o mais indicado. 

Pode experimentar aulas de yoga ou meditação, pilates, ler livros, bordar, construir puzzles, resolver enigmas e quebra-cabeças, colecionar minerais e rochas, moedas ou qualquer objeto ou jardinagem (porque não fazer uma kodekama? É um tipo de jardinagem feita em barro e musgo vinda do Japão). Pintar mandalas e fazer origamis são duas atividades relaxantes e que ajudam a ter concentração. As caminhadas, como os passeios na natureza e a observação de animais, ajudam-nos a desenvolver respeito e estima pela natureza.

Passatempos para se expressar de forma artística

Para expressar as emoções e sentimentos, e incentivar a autoestima, qualquer atividade artística é bem-vinda. 

Aprenda a tocar um instrumento musical, a desenhar, pintar ou esculpir. Outros passatempos são a fotografia ou vídeo, a dança, o teatro ou cinema. Pesquise por associações culturais na sua zona de residência ou companhias de teatro amadoras! A música desenvolve o cérebro e é uma forma de ajudar até os mais introvertidos a expressarem-se. E porque não criar um canal de YouTube e começar a criar e publicar vídeos sobre um dos seus interesses? 

Passatempos para criar coisas novas

Para as mentes criativas e curiosas, pode optar por atividades com eletrónica, como montar um robot, uma máquina de jogos, um alimentador de peixes… a imaginação é o limite! Também pode preferir criar sabonetes artesanais ou cozinhar. Não faltam recursos: blogues de receitas, vídeos no YouTube ou livros de cozinha da avó! No Pinterest há centenas de ideias para trabalhos de artes manuais, que a criança pode fazer para oferecer em ocasiões festivas ou até para vender em pequenas feiras e quermesses. E porque não o scrapbooking? Trata-se de uma técnica de personalização de álbuns de fotografias ou agendas com recortes de fotos, convites, bilhetes e qualquer outro material que possa ser colado e guardado no interior de um livro.

Passatempos para melhorar a condição física

Caso procure um Passatempo para ficar em forma ou simplesmente para praticar atividade física, há inúmeras opções.

Pode correr, andar de bicicleta, skate, patins em linha, fazer surf, praticar uma arte marcial, jogar futebol, basquetebol, voleibol, ténis, badminton, padel, hóquei em campo ou no gelo. Para as crianças que adoram estar na água, podem experimentar canoagem, mergulho, surf, bodyboard, kitesurf, vela, natação na piscina ou em águas abertas. 

Se nota que os seus filhos têm força, elasticidade e agilidade, proponha ginástica artística. Ou qualquer tipo de dança: ballet, hip hop, jazz, tango, samba, zumba, sapateado, capoeira, breakdance, dança contemporânea, etc. 

Passatempos para ajudar os outros

Fazer voluntariado é sempre um excelente Passatempo, pois além de ter impacto na vida de outros, ajuda a criança a sentir-se bem consigo própria. 

Seja a ajudar outras crianças com trabalhos de casa, seja a fazer companhia a idosos, ou a limpar praias ou plantar árvores, as possibilidades são infinitas. Basta escolher os seus talentos e paixões e pensar como pô-los ao serviço dos outros.

Passatempos para ampliar conhecimentos

Porque não fazer cursos online para aprender sobre determinada área? Por exemplo, uma língua estrangeira. Hoje em dia existem muitos recursos gratuitos na internet, como sites, vídeos e aplicações. Às vezes as escolas também fazem intercâmbios com alunos de outros países. Sugira aos seus filhos terem um “pen friend” ao qual escrevem regularmente cartas, e aproveitem para aprender um pouco da sua língua e cultura. Um passatempo que pode transformar-se até uma futura profissão é aprender a editar vídeos, fazer webdesign ou mesmo programar. 

Começar a ir aos museus e visitar semanalmente novas exposições é outra forma de aprender e ampliar os horizontes culturais. 

Depois de ter escolhido entre os 6 tipos de passatempos indicados para o seu filho, fale com pessoas que os praticam e procure que ele frequente workshops ou aulas abertas. Conforme os casos, também pode tentar aprender sozinho, ver tutoriais e vídeos. As crianças devem experimentar primeiro, para avaliarem se gostam ou não da atividade, para evitar ao fim de pouco tempo desistir ou investir muitos recursos de forma precipitada. O mais importante é divertir-se, aprender e relaxar.

Para ver outros artigos sobre como passar o seu tempo livre, veja:

O que são brinquedos STEAM?

Jogos divertidos para fazer com as crianças nas férias?

Em caso de dúvida, no Porto, pode sempre contactar o nosso parceiro Pensarilhos, que o vai ajudar a implementar as melhores atividades de tempos livres para crianças.