5 atividades de desconfinamento com crianças

activities-after-quarantine
activities-after-quarantine

Chegou o verão e com ele o sol e o calor! Trazemos-lhe 5 atividades de desconfinamento para fazer com as crianças neste verão. E, quem sabe, juntos conhecerem um pouco melhor o nosso país.  

Ir à praia com as crianças

5 atividades de desconfinamento com crianças
Desconfinamento com crianças
Photo by Thom Gonzalez from Pexels

Entre as 5 atividades de desconfinamento com crianças, começamos pela praia. As crianças anseiam por dar um mergulho no mar, fazer construções na areia, escavar túneis, apanhar conchinhas e brincar ao sol. Finalmente chegou o momento! Dia 6 de junho abriu a época balnear. Embora exista o risco de contágio da COVID-19, algumas regras simples podem reduzi-lo, seguindo as medidas da APA:

  • Manter a distância social 
  • Limpar e desinfetar as mãos regularmente
  • Quando espirrar ou tossir, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel ou usar o antebraço.
  • Deitar os lenços usados no lixo.
  • Utilizar máscara nos locais de uso obrigatório

Antes de sair para a praia consulte no telemóvel a aplicação Info Praia. Trata-se de uma aplicação desenvolvida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) onde é possível verificar, através de um código de cores, se a praia está livre, ocupada ou cheia. A mesma informação vai estar disponível no website da APA

Mas não se preocupe se a sua praia de eleição já tiver “lotação esgotada”! Temos 943 km de costa em Portugal continental, 667 km nos Açores e 250 km na Madeira. Centenas e centenas de praias fantásticas, de norte a sul, passando pelas ilhas, para explorar. 

Recomendo a maravilhosa Rota Vicentina, no Sudoeste Alentejano, entre a cidade de Santiago do Cacém e o Cabo de S. Vicente. Ao longo de 350 km vai encontrar uma enorme diversidade de praias, trilhos pedestres, percursos de bicicleta e atividades na natureza. Visite o site da Rota Vicentina para saber tudo! Leve os miúdos a uma ou mais destas praias imperdíveis: Lagoa de Santo André, Porto Covo, Ilha do Pessegueiro, Milfontes, Zambujeira do Mar, Almograve, Praia Vale dos Homens, Praia da Aberta Nova, Arrifana, Praia da Bordeira ou Carrapateira, Praia do Amado, Praia de Odeceixe.

Castelos da bandeira portuguesa

Se os seus filhos gostam de História, aqui fica uma dica entre as 5 atividades de desconfinamento com crianças que sugerimos. Rumando a sul, vá até ao Algarve e percorra os sete castelos da bandeira de Portugal, que representam as fortalezas de Estômbar, Paderne, Aljezur, Albufeira, Cacela, Sagres e Castro Marim. 

Aproveite para conhecer o património cultural algarvio e provar a doçaria típica da região. Ninguém vai resistir ao Doce Fino (Portimão), Dom Rodrigo (Lagos), Folhado de Loulé, Bolo de Tacho (Monchique) ou aos Queijinhos de Amêndoa.

No Algarve e em todo o país já reabriram as portas cinemas, teatros, salas de espetáculos, auditórios e bibliotecas. Claro, com lotação reduzida, lugares marcados e distanciamento físico obrigatório. Porque não levar os miúdos ao teatro do seu município ou freguesia? Procurar eventos locais com músicos, artistas de rua, teatros de fantoches e marionetas? Alimentar a cultura em Portugal e a alma faz bem.

Parques incríveis para crianças

Fazer um piquenique, jogar à bola, observar a natureza, descansar à sombra das árvores, contemplar flores exóticas… já está a imaginar? No nosso país há inúmeros Parques, que já reabriram ao público, com as medidas de segurança recomendadas, e cá lhe deixamos esta ideia como uma das 5 atividades de desconfinamento com crianças que sugerimos.

Património Mundial da UNESCO, Sintra acolhe palácios magníficos, imponentes e rodeados de espaços verdes, parques incríveis para as crianças brincarem. Escondidos entre a vegetação da serra ou bem no centro da vila, conquistam visitantes de todo o mundo, fascinados com a arquitetura singular e um ambiente de contos de fadas. Sugerimos os palácios da Pena, de Sintra, de Queluz e de Monserrate, na zona de Sintra. Na Quinta da Regaleira e na Quinta da Ribafria, no Lourel, a visita aos jardins mantém-se gratuita.

Num dia quente de verão em Lisboa pode fazer um piquenique no Parque Florestal de Monsanto. Sabia que é o único parque florestal urbano da Europa com Certificação da Gestão Florestal FSC? Quer dizer que aqui são respeitadas questões ambientais, ecológicas, sociais e florestais.

Outro dos sítios mais frescos e recatados de Lisboa, é a Estufa Fria, no Parque Eduardo VII. Sabia que este espaço possui três ambientes diferentes? Lá dentro pode visitar a Estufa Fria, a Estufa Quente e a Estufa Doce.   

Além de Palácios e Castelos, Jardins e Parques, há sempre um sítio onde os miúdos se sentem bem: a ver animais.

Ver animais

Na zona centro é imperdível uma visita ao Parque Biológico da Serra da Lousã, que se dedica a proteger a vida selvagem como mais uma das 5 atividades de desconfinamento com crianças que estão à sua espera. A comemorar o seu 11º aniversário, o parque está de parabéns pela proteção à natureza, tendo algumas espécies hoje extintas no território nacional como os ursos, muflões e linces. E por criar postos de trabalho para pessoas com deficiência ou doença mental ou desemprego de longa duração

Neste mês de junho, para celebrar o mês da criança, o Oceanário de Lisboa oferece a entrada aos mais novos, quando acompanhados por um adulto. De 1 a 30 de junho, na compra de um bilhete de adulto, o Oceanário oferece um bilhete de criança até aos 12 anos. Uma excelente oportunidade para desconfinar! Mergulhe no fundo do mar, observando os animais debaixo de água e conhecendo espécies marinhas fascinantes e anfíbios curiosos.

A apenas 10 minutos do Porto, há um espaço fantástico para as crianças: o Zoo Santo Inácio. Já reabriu as portas e com crias que nasceram nas últimas semanas! No maior zoo do Norte do país encontra 600 animais, 200 espécies e várias demonstrações diárias (alimentação dos leões, alimentação dos lémures, voos de aves de rapina, etc).

Pequenos cientistas

STEAM e desconfinamento
STEAM e desconfinamento

Para finalizar as 5 atividades de desconfinamento com crianças que sugerimos, no fim de semana, na semana dos feriados (10 e 11 de junho) aproveite para fazer uma escapadinha. Sugiro a fantástica cidade de Coimbra. Vá até ao Paço das Escolas, um largo amplo e renovado que inclui a Biblioteca Joanina, a Torre da Universidade e a Via Latina. Descubra o Museu Monográfico de Conimbriga e as ruínas da cidade romana. Para as crianças o ponto alto da escapadinha serão o Exploratório – Centro Ciência Viva, e claro, o Portugal dos Pequenitos.

Descubra Portugal com os Circuitos Ciência Viva. Experiências científicas, pequenos passeios culturais, grandes saídas de lazer e umas férias com ciência, percorrendo Portugal de lés a lés é a proposta. Conheça os 21 centros Ciência Viva em todo o país e explore as regiões envolventes. 

Além disso, se precisar de mais dicas pode ler introdução à criação de uma horta urbana ou atividades de leitura dinâmica. E não se esqueça que convém sempre, antes de aventurar, conhecer a personalidade do seu filho, e talvez o zodíaco o possa ajudar.

Colecione boas memórias com os seus filhos e faça deste período de desconfinamento com as crianças um tempo de aprendizagem, partilha e diversão, nomeadamente através da realização de uma destas 5 atividades de desconfinamento com crianças .